nutrimix

Confissões de uma Nutricionista “normal”

Posted on: 07/02/2011

Oiiii,

Primeiro quero agradecer aos meus seguidores, ai que metida que estou, mas é que o blog teve tantos acessos que fiquei toda feliz!!

Bom, continuando o tema “Apresentação”, hoje vou fala sobre ser Nutricionista, como come uma Nutricionista e tal. Eu falo por mim e por várias amigas também Nutricionistas que são normais como você.

Eu tenho um péssimo hábito de atender familiares e amigos e isso as vezes não é legal porque quando saimos pra jantar por exemplo, eu ouço: “Ai, que difícil comer com uma Nutri, vai ficar analisando meu prato”. Gente, eu não vou em momento algum julgar seu prato e muito menos comer algo super light porque sou Nutricionista. Sério, se eu saio pra jantar eu quero beber um bom vinho e quero comer bem, confesso que raramente peço uma fritura, uma Lasagna toda gorda ou coisas do tipo, porque não é muito minha cara, mas enfim, amigos, comam à vontade do meu lado, ok? No consultório a gente conversa, rs, brincadeira!

Eu sou formada em Nutrição pela São Camilo, uma faculdade que ensina a Nutrição toda quadradinha, não ousa muito, é bem tradicional e por outro lado, fiz Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional na VP (Valéria Pascoal), lá o ensino é todo radical, modernoso, é como se eu tivesse feito uma nova faculdade. Essa linha da Nutrição pesquisa muito sobre alimentos causadores de alergia, e os principais são Leite e Glúten (a proteína do trigo), eles são os “vilões” da Nutrição Funcional, mesmo assim, na hora do almoço, encontrávamos a sala toda comendo Yakisoba cheeeeio de glúten e glutamato monossódico num restaurante ao lado.

Não quero dizer com isso que Nutricionista só fala mas não faz, q casa de ferreiro, espeto de pau, nada disso, só quero mostrar que somos normais e cometemos alguns excessos também, mas nós sabemos como reverter rapidinho, sabemos o que fazer no dia seguinte, raramente ficamos com peso na consciência e é assim que tem que ser a vida, de tudo um pouco e, na hora de pecar, peque com gosto!

E é aí que entra a Nutricionista, eu sempre falo aos meus pacientes: “Se aproveitem de mim, liguem a qualquer hora, mandem e-mail, eu estou aqui pra ajudar, incentivar e nunca para julgar”. Eu quero ensinar meu paciente a atingir um equilíbrio saudável entre boa alimntação e vida social, um pouquinho de sacrifício às vezes tem mas não pode ser sofrido. Eu aprendi com essas 2 linhas da Nutrição a não ser radical, a saber quando e com quem ousar, porque o mais importante é o resultado, e para isso o tratamento deve ser possível de ser realizado. Se radicalizarmos demais o paciente se sente um fracassado e simplesmente some da sua vida (assim como eu já sumí da vida de algumas Nutricionistas que tive antes de me formar).

Nunca obriguei paciente nenhum a se pesar, eu sempre pergunto: “quer saber seu peso?” Se não quiser ok, vamos conversar, pouco importa o peso, o importante é identificar as dificuldades e dar caminhos para o paciente atingir seu objetivo.

Se o método é saudável, o resultado é duradouro!

Amanhã vou falar o porque de ter escolhido Nutrição e vou falar mal de uns médicos malucos e famosinhos que tem por aí, que fazem o paciente emagrecer e enlouquecer, sou uma vítima deles!

Gente, comentem, tá? Quero saber o que estão achando. No começo tem sempre um pouco de bla bla blá né? Mas ainda darei muitas dicas práticas pra vcs!

Muitos beijos e até amanhã!

17 Responses to "Confissões de uma Nutricionista “normal”"

Ja estou adorando!!! Parabens…Vou acompanhar!
beijosss🙂

Obrigada Jujuuuu, Bjo!

Oi Meri!
Estou gostando mto, principalmente do jeito descontraído de abordar os fatos! Isto ajuda mto a todas nós que precisamos perder uns quilinhos!
Beijinhos e sucesso!!

Que bom titiii🙂 Obrigada!

Aeeeeee Dna Maria Alice

Adorei, vou add nos favoritos, e visitar sempre!!!

Parabéns

Adorei vou sempre visitar aqui. Parabéns! =D

Nossa estou adorando , parabens, esta mandando bem, até as receitas, era tudo o que eu queria, por favor continue. Bjinhos.

Parabens!!! Estou adorando tudo, até as receitas e as dicas. Beijinhos

´tenho 16 anos, e quero ser nutricionista. adorei deu depoimento, espero ver mais,. beis que Deus abencoe sua jornada!

Obrigada, querida. Sucesso na sua escolha!

oi tenho 17 anos, e pretendo fazer faculdade de nutrição pois me identifico muito com essa profissão. gostei muito do seu depoimento
me motivou mais ainda a ser nutricionista hehe. Parabéns pela profissão, sucesso!

Eu estou me formando em nutrição agora e estou bem desanimada com o curso e tudo mais, vc aconselha a pós na VP? A área que gosto é mais voltada para educação nutricional infantil, mas gosto muito da aplicação da funcional, o que vc me sugere? Beijos

EU QUERO SER NUTRICIONISTA

oie, RayaNutri, adorei muito suas confiçoes nesse texto. Eu penso em fazer curso técnico de Nutriçõa. Essa área é muito difícil ?

ameiii seu blog………estou tentando uma reeducaçaão alimentar… mudança de hábitos……já precebi algumas mudanças..mto bom isso!! continua com os posts….ajuda mta gente….

Leave a Reply

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

