nutrimix

A Publicitária que adorava dieta

Posted on: 08/02/2011

Olá gente!!

Hoje vou contar algumas maluquices que me levaram a escolher a Nutrição e, como prometido, criticar alguns médicos antiéticos.

Como alguns já sabem, eu era Publicitária (eu sei, nada a ver) e louca por dietas, eu sabia tudo sobre alimentação, ou pelo menos achava que sabia, ao longo do texto vocês vâo ver que eu não sabia nada, rs! Era um tal de emagrece e engorda sem fim, comia o mundo, engordava, meses depois não comia mais nada, virava um palito, ou seja, no meu guarda roupa você podia encontrar peças de 36 a 44, uma loucura! Já tomei alguns tipos de remédio, já fiz dieta da proteína, dos pontos, Vigilantes do Peso… só não fiz simpatia porque não acredito nessas coisas.

Tiveram épocas em que eu malhava que nem uma biruta e não comia nada, me pesava umas 3 x/dia. Tinha dia que eu resolvia extrapolar, aí eu comia 2 barras de cereal, kkkkk, ai que bizarro, hoje quando extrapolo eu como uma barra de chocolate sem culpa, mas enfim, eu fiquei tão magra que parei de menstruar (amenorréia, muito comum em anorexas e atletas). Não cheguei a desenvolver anorexia nem bulimia mas eu tinha um Transtorno Alimentar, sem dúvidas.

Durante as horas que eu passava na bike eu devorava revistas tipo Boa Forma e, acredite, quanto mais a gente lê mais louca a gente fica, numa revista a gente descobre q passar uma semana comendo abacaxí é a salvação, na edição seguinte o milagre é o chá azul turquesa, uma loucura.

Bom, resumindo, eu sofrí muito, muito mesmo e resolví procurar ajuda e nessa procura eu ví cada coisa… Uma vez um psiquiatra me perguntou se eu me batia, se eu arrancava meus cabelos, fiquei chocada quando ele me contou que tinha uma paciente com Compulsão Alimentar que era viciada em potes de sorvete de creme, o desespero era tanto que ela começou a jogar cinzas de cigarro no sorvete para se obrigar a parar de comer, mas o distúrbio era tanto que ela passou a tomar o sorvete com as cinzas mesmo, será que vocês conseguem entender o quão perturbador é um Distúrbio Alimentar? Eu finalmente me sentia um ser normal. Esse psiquiatra me mandava ler sobre Distúrbio alimentar, só pra piorar a situação, a Nutricionista da clínica me dava parabéns se eu falava que tinha comido no Mc, pode?

Em certa altura eu parei pra pensar no que desencadeou todo esse problema. É claro que o fato de eu ter vindo morar sozinha em SP muito cedo ajudou, fiquei deprimida e tal mas quem me mostrou  o “caminho da treva” foi um Médico Endocrinologista muito famoso que na época era febre na cidade. Lá fui eu toda empolgada, o médico era uma simpatia (ele é ainda, não desgosto dele mas condeno esse tipo de conduta), a dieta era maluca, e igual pra todo mundo, podia-se comer X calorias/dia, da forma que vc achasse conveniente, ou seja, alimentação saudável ou 1 BigMac/dia, tanto fazia, dando as X calarias, ok. Malhar? Ele só recomendava aeróbio porque musculação ia driblar a perda de peso na balança, kkkkkkkkkk, ah, essa foi a melhor piada. E claro, o grande segredo, um remedinho básico super ultra moderno na época, a Sibutramina (não a condeno totalmente, mas gente, eu não precisava).

Eu levei tudo tão a sério que emagrecí muuuuito, a ponto de deixar de ser saudável, minha alimentação era horrível, não aprendí nada de bom lá e sei que foi a partir daí que meus distúrbios começaram. Eu engordei esses vários quilos e mais alguns numa velocidade absurda o que me deixou super deprimida, uma bola de neve.

Um dia, do nada, as 3 da manhã eu inventei que queria ser Nutricionista, na mesma hora me inscreví, dias depois prestei vestibular. No meu primeiro ano de faculdade eu conhecí uma Nutricionista de Bragança, cidade que crescí, que me fez ver a alimentação de uma forma diferente, ela era Nutricionista Funcional e foi por ela e pelos resultados que obtive que resolví fazer minha pós em Funcional.

Eu fiz com que todo esse sofrimento não fosse em vão, a carga de experiência que tenho e o fato de ter sentido na pele alguns problemas ligados a alimentação me fazem enxergar melhor meu paciente, e isso é muito importante na prática clínica.

Gente, tomem cuidado com médicos que só querem resultados na balança ou que só querem promover remédios novos, por favor, os danos podem ser irreversíveis, vocês não sabem o quanto é difícil reverter um quadro de Distúrbio Alimentar, não vale a pena meeeesmo. Esqueçam remédios, sejam menos ansiosos e entendam que a disciplina alimentar é um treino pra toda a vida, tem que ser saudável, sem extremos.

Precisando da minha ajuda… estou aqui😉

Dicas e mais dicas nos próximos posts! Comentem por favoooor!

Beijos,

Maria Alice

7 Responses to "A Publicitária que adorava dieta"

Oiiiiii Maria!!! Tô adorando ler seus textos!! Que legal poder saber de suas experiências, eu mesma não sabia de muita coisa que vc tá nos contando!! Tô te conhecendo mais profissionalmente e tb pessoalmente, grata por compartilhar!!! Siga caminhando! Bjs! Tudo de bom! Sua prima Flá!

Maria! Parabéns! estou amando os seus textos! Concordo plenamente com tudo que escreveu neste!!!
Beijos,

Ma

Obrigada, amores, fico feliz. Se tiverem sugestões, dúvidas… fiquem à vontade. Cadastrem seus e-mails alí no canto direito se quiserem receber os posts. Bjs!!!

.Maria Alice,
Conheci a sua página através de uma amiga que tb é Nutricionsita. Adorei o que li aqui. No momento estou de dieta e já emagreci 14kg Mas, no começo da dieta fui no médico doido igual esse que vc descreve no post. 2 Meses depois troquei de médico e tenho obtido bons resultados com dieta e exercícios…A verdade é que não existe milagre, mas com exercícios e disciplina alimentar sei que chego ao meu objectivo. PARABÉNS!
Beijinhos
Maria

OPS! PARABÉNS PELO DIA DA NUTRICIONISTA!!
Beijinhos
Maria

Oi, Maria,
Realmente não existe milagre, mesmo assim todos continuam esperando por ele. Que bom que você enxergou isso e se dedicou tanto. Quando a gente se esforça a recompensa é muito mais valiosa, não é mesmo?
Obrigada por aparecer por aqui. Estou sem escrever faz um tempo, a vida de mãe me consome, rs. Prometo voltar em breve.
Obrigada pelos parabéns!
Um beijo,
Maria Alice

Adorei seu blog, ano que vem eu vou fazer Nutrição tbm !

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

%d bloggers like this: