nutrimix

Só se fala em CALORIA!

Posted on: 09/02/2011

Oi oi queridos!!

Hoje você vai ler sobre Caloria e vai aprender a largar do pé da coitadinha!

Definindo Caloria… É a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 mililitro de água em 1º C. Ãhn??? Ok, vou ser mais clara, Calorias são aqueles numerinhos que definem o “poder engordativo”, de uma certa quantidade de um certo alimento, mais ou menos isso.

Pra começar, quero proibi-los de fazerem 2 perguntas para uma Nutricionista:🙂

1ª. Quantas calorias tem um X (X = um alimento qualquer)?

Gente, Nutricionista não precisa decorar calorias para prova, nós usamos tabelas. Eu, por exemplo, não sei caloria de nada. E tem outra, é impossível afirmarmos o valor exato de calorias, isso só é possível em rótulos de alimentos que passaram por análises específicas e podem afirmar que alí naquela embalagem moram X lindas calorias. Como posso dizer que uma maçã média tem 80 calorias? O que é média para você? E fatias então? Como vou saber se sua fatia média de queijo branco é igual a minha se nem a minha é igual sempre?

2ª. X engorda?

Tudo engorda, menos água, claro, mas alimentos, sejam eles magros ou não, têm calorias, portanto engordam. Você pode sim perguntar se tal alimento é muito ou pouco calórico, deu pra entender? Tudo depende da quantidade que será ingerida, por exemplo, 2 maçãs serão mais calóricas que um quadradinho de chocolate. Engordar depende de um cálculo simples: se você consumir mais calorias do que perdeu em um dia você ganha de presente uma reserva energética, se isso for acontecendo diariamente a tendência é engordar.

Não tem porque se desesperar, dependemos de calorias para viver, todo e qualquer movimento que fazemos, voluntário ou involuntário, depende de energia, que vem da caloria. Moral: caloria é legal mas não em excesso.

E tem mais, contar caloria ou pesar alimentos enlouquece, falo por experiência própria, tenho uma balancinha aqui da época que eu fazia Vigilantes do Peso (ou Meta Real, não lembro), que toda vez que a vejo me arrepio. Qualquer menina anorexa é uma tabela de calorias ambulante, elas sabem o valor calórico de toooodos os alimentos, isso é atormentador, tão atormentador quanto ter uma balança em casa. Libertem-se.

Mas…. o que eu queria meeeesmo dizer é que se fala muito em caloria e pouco em NUTRIENTE! Ou seja, você precisa emagrecer, então resolve cortar calorias, passa a tomar refrigerante diet, para de comer arroz e feijão, manga e abacate viram vilões, compra aquela bolachinha que parece um isopor (tem queijo branco versão isopor também), toma litros de suco e gelatina diet e outras porcarias que, além de não oferecerem nutriente algum ainda atrapalham a absorção de nutrientes de outros alimentos importantes que você comeu, isso porque são riquíssimas em corantes, adoçantes e outras milhares de substâncias químicas nada interessantes ao organismo, que podem até bloquear a perda de peso.

Eu me libertei das calorias, tanto na minha alimentação, quanto na prática clínica. Com alguns pacientes eu ainda falo um pouco em quantidades (principalmente se apresentarem alguma patologia), com outros nem isso. Eu traço o Plano Alimentar focando no valor nutricional do alimento e não no valor calórico. No começo parece difícil, muitos pacientes me perguntam: “mas quantas calorias tem minha dieta?”, aos poucos vão entendendo o caminho da Nutrição Funcional, onde conseguimos provar que perda de peso é consequência de um corpo bem nutrido.

Daqui pra frente quero você perguntando: “X é rico em quais Nutrientes?” Ou, “X é Nutritivo?”

Combinado?

Muitos beijos,

Maria Alice

1 Response to "Só se fala em CALORIA!"

BÁRBARO!!! É isso aí! Curto e grosso!
Vamos pensar em comer melhor ( comidinhas mais nutritivas ) para não entrarmos em desespero e comer tudo que vemos pela frente!!
Beijos

Leave a Reply

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

