nutrimix

Não maltrate seu Intestino

Posted on: 12/02/2011

Olá, queridos, voltei.

Hoje o assunto é muito importante, vou reproduzir um texto que já publiquei em outro blog um tempo atrás. Trata-se de um assunto que adoro: INTESTINO.

Se você só se lembra do intestino quando ele resolve travar, pode ter certeza, ele só travou porque você nunca se lembra dele, não o trata bem, toooodo carente o intestino… ;(

Ouço muito o termo “intestino preguiçoso” mas você já parou pra pensar que pode ser você o preguiçoso e não seu intestino? Será que você não está com preguiça de fazer uma alimentação mais nutritiva por achar mais prático e rápido abrir um pacotinho que descascar um legume?

Preguiçosos ou não, eu adoro cuidar de vocês, intestinos, gosto demais de tratar pacientes com problemas intestinais, é maravilhoso ver o resultado do tratamento e a satisfação do paciente.

Vamos pro texto? Boa leitura, espero que gostem e tirem proveito.

—————–

Muitos acreditam que o intestino é o final de tudo, lugar de chegada dos restos alimentares para serem preparados para a defecação, um verdadeiro lixão com a única função de expulsar o que nosso organismo não quer. E se eu te disser que muita coisa começa no intestino e que nossa saúde depende e muito da saúde do nosso intestino?

Parece novo, e é mesmo, não faz muito tempo que se sabe sobre as preciosas funções do intestino.

Há muitas pesquisar científicas, uma delas transformada em um livro chamado “The Second Brain” escrito pelo Dr. Michael Gershon, traduzido em português como “O Segundo Cérebro”, considerado a “bíblia” do intestino para os Nutricionistas que estudam a Nutrição Funcional.

Sabe-se que o intestino hospeda mais de 100 trilhoões do microorganismos de diversas espécies bacterianas que devem estar em equilíbrio para o seu bom funcionamento. O que acontece hoje em dia é que as pessoas se entopem de remédios, laxantes e outras substâncias tóxicas que prejudicam a chamada “flora ou microbiota intestinal”.

Comer muito rápido, tomar líquidos junto às refeições e comer em ambiente estressante também pode desequilibrar a flora.

O desequilíbrio da microbiota intestinal leva ao aumento das bactérias patogênicas e suas toxinas podem causar danos á mucosa intestinal e à nossa saúde. Esse desequilíbrio é chamado de Disbiose.

A Disbiose pode levar à Hiperpermeabilidade intestinal,ou seja, o intestino perde a referência do que tem ou não tem que entrar, desta forma, o intestino absorverá mais substâncias tóxicas e maléficas ao organismo e menos substâncias necessárias e benéficas como os nutrientes.

Um pouco do que já se sabe sobre as funções do intestino:

– Digere e absorve de nutrientes importantes. Desta forma, se você tem uma alimentação equilibrada mas seu intestino não está lá aquelas coisas, a boa alimentação pode não estar cumprindo seu papel. A disfunção do intestino pode também prejudicar a perda de peso para quem está nessa luta.

– Produz quase toda a Serotonina, um neurotransmissor que trabalha na sensação do bem estar. Por isso que o mau humor e a depressão são tão presentes em quem tem intestino preso ou desregulado.

– Produz células do sistema imune, ou seja, se seu intestino está bem tratado as chances de infecções estarão menores e seu organismo mais protegido.

– Possui grande quantidade de neurotransmissores como um sistema nervoso, por isso chamado de “segundo cérebro”.

Efeitos do intestino desequilibrado:

Intestino preso ou muito solto, diminuição da absorção de nutrientes, diminuição da concentração, fadiga, doenças inflamatórias, infecções freqüentes, alergias alimentares, mal humor (sabia que a palavra “enfezado” vem de “fezes”? Pois é, enfezado significa cheio de fezes, não há bom humor que aguente um intestino preso), entre outros.

Como tratar:

Procure um Nutricionista Funcional (vendendo meu peixe😉 ).

O tratamento varia de paciente para paciente, mas normalmente consiste em:

– Algumas restrições Alimentares;

– Uso de cápsulas de Probióticos (bactérias boas em altas concentrações);

– Introdução de novos alimentos e suplementos funcionais;

O que já pode ser feito:

– Aumente o consumo de fibras a partir de alimentos integrais frutas e verduras;

– Aumente o consumo de alimentos considerados fungicidas (ex. orégano, alecrim, própolis).

– Use sementes, oleaginosas e batata doce na sua alimentação;

– Prefira os alimentos orgânicos;

– Hidrate-se.

– Evite álcool e açúcar.

Tratar o seu intestino é tratar do seu corpo como um todo, portando trate-o bem!

—————–

Dúvidas? É só perguntar ou mandar e-mail para mariaalice@rayanutri.com.br.

Cadastre seu e-mail no canto superior direito do Blog para receber os posts.

Beeeeeeeijos…

Maria Alice

3 Responses to "Não maltrate seu Intestino"

Vovó Alice já dizia, coma mamão e verduras para o intestino funcionar direito!!!
Gostei das suas dicas Merili!
Beijos!

Mariaaaa…. Incrível seu blog, parabéns!!! Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

%d bloggers like this: