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Fibras e mais fibras!

Posted on: 14/04/2011

Oooooi, voltei!!

Hoje vim falar de fibras, vocês sabem que adoro falar sobre intestino e elas têm grande papel no bom funcionamento dele!

Toooodo mundo sabe que fibra é importante, que fibra encontramos nos alimentos integrais e tal, mas pouca gente sabe o porque da importância dela. Pouquíssima gente sabe, também, que a maioria dos pães integrais e barrinhas de cereais, de fibra mesmo não tem quase nada.

Saibam que existem 2 tipos principais de fibras, as Solúveis e as Insolúveis. Vou explicar um pouco sobre cada uma.

Fibras Solúveis: São encontradas em frutas, vegetais e alguns cereais. São fibras que não conseguimos destinguir quando olhamos para um alimento e que formam um gel quado ligadas à água. São chamadas de solúveis por esse motivo. Vou dar como exemplo a pectina, que encontramos na parte branca da maçã, no bagaço da laranja. Quando fazemos geléia de fruta é a pectina que dá a textura de gel na geléia. E é o que acontece no nosso organismo, vira um gel super importante, capaz de melhorar a qualidade do intestino (o gel serve de alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino, nossa querida e famosa flora intestinal, além disso aumenta o volume das fezes e as deixam lindas e macias, hihi, só nutricionista mesmo pra achar cocô bonitinho), melhora níveis de glicose (o gel retarda a digestão e absorção, ou seja, a glicose entra mais lentamente na corrente sanguínea) e colesterol (reduz absorção de gorduras e colesterol).

Fibras Insolúveis: São aquelas que a gente vê, aquelas casquinhas que aparecem no pão integral, a casquinha que envolve grãos e cereais, presentes nas verduras, nas casacas de frutas e legumes. Não dissolvem em água. Do jeito que elas entram elas saem (quem tem bebê sabe disso, hihi, tá, parei). Além de aumentarem o volume das fezes, funcionam como vassourinhas, diminuindo riscos de inflamação intestinal. Também ajudam no controle do colesterol. Essas fibras diminuem o tempo das fezes paradas no intestino, diminuindo riscos de câncer. Ótimo, não?

Façam um teste em casa e vocês saberão diferenciar as fibras solúveis das insolúveis. Coloque 1 colher de sopa de linhaça num copo fundo; coloque água até cobrir as sementes, tampe o copo e espere até a manhã seguinte. As crianças adoram ver o que acontece, pois a água vira um gel, muito viscoso e as sementes aumentam de tamanho. O gel se formou devido ao contato da água com a fibra solúve,l e as casquinhas, fibras insolúveis, continuam intactas. Bata todo o conteúdo do copo com frutas e tenha um suco riquíssimo em fibras e gorduras boas.

Muito cuidado para não comprar gato por lebre nos supermercados hein? A maioria das barrinhas de cereais não contém nem 1g de fibra e precisamos de cerca de 25g/dia. Pão integral a meeesma coisa, o melhor é fazer em casa, usando farinha de trigo integral, farinha de quinua, linhaça em pó, aveia, etc. Essa embalagens enganosas me irritam profundamente. É como embalagem de amendoim que diz 0% de colesterol, a pessoa logo escolhe aquele sem saber que nenhuuum amendoim tem colesterol, rs!

Detalhe super ultra importante, as fibras necessitam de água para um bom funcionamento, então não esqueçam de aumentar o consumo de água, ok?

Fibras são importantíssimas sim, mas estou levando em consideração aqui um organismo saudável. Em certas patologias o consumo de fibra deve ser controlado, até mesmo em casos de desnutrição ou anorexia, o Nutricionista evita seu consumo, pois podem reduzir apetite e absorção de nutrientes (como Zinco e Cálcio). O excesso de fibras não é bom para ninguém. Pergunte ao seu Nutricionista qual a quantidade ideal para você.

Dúvidas? Estou aqui!

Beijão para todos!

1 Response to "Fibras e mais fibras!"

Adoreeeeiii que voltou!!!! adoro fibras!!!
bjosss

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Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

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