nutrimix

Vamos acreditar no que interessa?

Posted on: 08/06/2011

Olá, queridos,

Eu já cansei de falar isso para os meu pacientes. Nunca aceitei esse nome, Ração Humana, não somos animais para precisar de ração e, mesmo assim, esse tipo de produto está longe de ser algo perfeito Nutricionalmente capaz de substituir refeições. Emagrecer? Ah, não me diga que você acreditou nisso.
Lição de hoje: nenhum alimento “emagrece”, se é alimento tem caloria, caloria nunca serviu para emagrecer, certo?
Não condeno totalmente esse produto mas sua função é outra e esse nome é um absurdo!
Fiquei feliz com a ANVISA dessa vez🙂
Segue matéria do portal Agência Brasil:

Especialistas concordam com alerta da Anvisa e veem com restrições consumo da ração humana
07/06/2011 – 18h05

Brasília – Especialistas ouvidos pela Agência Brasil concordaram com o alerta feito hoje (7) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os riscos do consumo do composto alimentar conhecido como ração humana.

A nutricionista Potira Moreno, do Conselho Federal de Nutricionistas, concordou com a recomendação e disse que a promoção da alimentação saudável é fundamental. “Nós, nutricionistas, acreditamos que a base para uma alimentação adequada é resultado de variedade e qualidade”, afirmou. Ela, aliás, condena os chamados compostos alimentares, caso da ração humana. “Qualquer alimento processado, que passe por várias etapas até o seu consumo final, é carente de qualidade”.

Potira também avisa que a maioria das rações humanas comercializadas não tem registro na Anvisa. “Dos produtos que estão sendo comercializados, grande parcela não tem autorização do Ministério da Saúde e muito menos o registro na agência”.

A endocrinologista e representante do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Zuleika Halpern, acredita que a falta de esclarecimento em relação ao próprio produto é o maior problema.

“É preciso informar que o produto não emagrece. É necessário que haja maiores informações, pois muita gente está sendo induzida ao erro”, afirmou. Zuleika lembra ainda que a ração humana é um composto de fibras, “composto este que pode ser feito em casa, de forma mais saudável e, às vezes, bem mais barato”.

De acordo com a Anvisa, esse tipo de produto não oferece os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. A agência ressaltou ainda os perigos da substituição de refeições importantes como o café da manhã por doses do composto.

Até mais, beijos!

Maria Alice Raya

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

%d bloggers like this: