nutrimix

Mitos e Verdades – Parte 1

Posted on: 04/10/2011

Oiiiiiii, tudo bem gente?

Hoje alguém deu Subscribe aqui no Blog e resolvi tomar vergonha na cara e escrever, né? Procurei um assunto divertido aqui na cachola e decidi fazer um “Mitos e Verdades” do meu jeito. Toooodas as revistas e afins fazem isso, porque eu não iria fazer? Se preparem para muitos tapas na cara e poucos beijinhos! Como essa é a Parte 1 peço para que vocês me deixem perguntas, por mais toscas que possam parecer, para eu bolar a Parte 2. Serve link de matéria sobre dietas duvidosas, adoro esses!

Não sei por onde começar, não bolei nada, vou fazer um Brainstorm aqui, bora lá.

1. JEJUM EMAGRECE

VERDADE. Emagrece, gente, fiquem 2 meses sem comer pra ver, se ainda conseguir se levantar para olhar no espelho. Gente, é sério, está cheio de matérias com teorias sobre o jejum e cheio de menininhas aí querendo se tornar anoréxicas dessa forma (é sério, já fiz um trabalho sobre isso. Procurem no Google por “pró ana” e “pró mia”, se estiverem preparados pra isso, claro, eu fiquei mal de ver). Gente, jejum te deixa fraco, pode mexer com sua pressão e glicemia, bem perigoso, além disso, o jejum é ótimo desencadeante de episódios de Compulsão Alimentar, desta forma…. MITO, é mais provável que você engorde fazendo jejum.

2. BEBER ÁGUA DE MANHÃ EMAGRECE

Dá vontade de pular essa, mas vamos lá, rs! Pelamooooordedeeeeus, é MENTIRA! Se fosse verdade não existiria gordo no mundo, nem tantas opções de remédios bombásticos emagrecedores. Não carece falar mais sobre isso né?

3. BEBER ÁGUA GELADA EMAGRECE

Essa é “ótema”. A pessoa se joga na feijoada, toma 3 copos de água gelada e tá mara! Que bom seria! Essa teoria surgiu com uma linda explicação para o milagre: como a água que vai entrar no organismo está em temperatura inferior a do organismo, este terá que trabalhar um pouco, ou seja, gastar energia, ou melhor, queimar calorias para equilibrar a temperatura. Lindo não? O corpo gasta sim um pouco de calorias nessa função, mas é tãaaaaaao pouco gente, mas tão pouco que se você der 3 pulinhos gasta mais. Sendo assim, MITO, ninguém emagrece assim. Então, se você estiver tentada a chupar gelo, pense, pule e pronto!

4. JANTAR ENGORDA

VERDADE, MITO, tanto faz. Tudo depende de um contexto. Enquanto não se prove o contrário (Nutrição é uma caixinha de surpresas), o jejum maior que 4h atrapalha o processo de perda de peso. Sendo assim, você tem sim que comer de noite. Não é legal se empanturrar de noite e dormir logo em seguida, pois, como vocês já sabem, o organismo não tem tempo de melabolizar toda essa comilança e, quando isso é constante, a tendência é acumular gordurinhas. A solução é jantar mais cedo e sem exageros, assim como eu recomendo em qualquer outra refeição. O equilíbrio não engorda ninguém.

5. CARBOIDRATO ENGORDA

VERDADE. Proteína e Gordura também.Verdade sim, fora água, tuuuudo engorda. É claro que para você engordar 1 Kg numa semana comendo alface é um pouco mais difícil que comendo batata, rs! Excesso de calorias engorda, não tem como fugir disso. Sabiam que 1g de Proteína tem o mesmo valor calórico de 1g de Carboidrato? Volto a falar no equilíbrio. Nosso corpo precisa de Carboidrato assim como precisa de Proteína e de Gordura, fato! mas isso vocês vão entender melhor indo ao Nutricionista… suspense e jabazinho!

6. ABACATE ENGORDA

VERDADE, se você pensar que tudo em exagero engorda, mas MITO, se for trata-lo como vilão. Juro gente, conheço pessoas que comem chocolate mas correm feito diabo da cruz do abacate. Coitaaaado gente, ele é lindo, gostoso, e faz um beeeeem danado, tooodo trabalhando na vitamina. É uma fruta mais gordurosa mas é uma gordura ótima, até aliada dos que querem perder peso, por isso, meu bem, coma feliz o abacate (não precisa ser inteiro, ok? Hihi)

——————

Certo, gente? Hoje fiquei no Engorda, Emagrece só, mas existem vários outros tipos de mito, do tipo “manga com leite faz mal pra saúde” ou “não se deve misturar 2 proteínas numa só refeição”. Cada uma….

Vou deixar uma dica pra vocês que funciona em 99% dos casos:

Quando você ler algo do tipo: “Inovação no emagrecimento”, “Perca 10 Kg tomando chá de X”, observem se lá no final da matéria está escrito: “O tratamento deve ser aliado à bons hábitos alimentares e exercícios físicos”. Se essa frase estiver lá, significa: NÃO FUNCIONA, ou, funciona menos que dar pulinhos, kkkkk. Agora… boa alimentação aliada à exercícios físicos… ah, isso sim emagrece!

Querem mais? Peçam, insistam, implorem, que eu volto!

Beijocas muitas,

Maria Alice Raya

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Cadastrar seu e-mail e receber notícias sobre novos posts Nutrimix.

Join 46 other followers

Perfil

Maria Alice Raya
Nutricionista
CRN3 22650

Ex Publicitária, atualmente Nutricionista Funcional, ou seja, uma Nutricionista que adora Comunicação. Acredito que a melhor alimentação é aquela que se adapta ao paciente. Trato meus pacientes como únicos e adoro os resultados. Na Internet passo pouco do que sei de forma prática e divertida. Aproveitem!

Nutrimix on Facebook

%d bloggers like this: